A Transformação Digital é um movimento difundido que ultrapassa a camada de empresas convencionais e, aos poucos, impacta a indústria como um todo. É a partir dessas possibilidades que outras revoluções estratégicas e processuais, como a Indústria 4.0, são possíveis. E o melhor: estão se tornando realidade.
No caso do setor elétrico — especialmente brasileiro, o desafio da modernização é grande. Além de um fornecimento limpo, é preciso reorganizar processos, diversificar recursos e integrar sistemas.
Para essa área, a transformação digital não depende apenas da adoção de novas tecnologia. Antes, é preciso que ela se fortaleça para vencer antigas barreiras regulatórias, conseguindo diversificar as suas fontes e apostando em soluções mais limpas e renováveis.
Para tanto, porém, é preciso que as empresas do setor elétrico entendam o momento. O investimento na transformação digital e na Indústria 4.0 traz incríveis possibilidades, como a automatização de tarefas e a redução exponencial de custos.
Entenda mais sobre esses conceitos e como eles podem impactar o setor elétrico brasileiro. Continue a leitura para aprender!
O que é a Transformação Digital e a Indústria 4.0?
Ambos os conceitos dizem respeito à evolução e introdução tecnológica na rotina das empresas.
A Transformação Digital se trata da intensificação do uso de recursos tecnológicos nas empresas, seja na esfera operacional como estratégica. O intuito é de tornar os processos mais otimizados e a tomada de decisões assertiva e data-driven, potencializando resultados e mitigando as falhas.
Já a Indústria 4.0 é a quarta revolução industrial. Trata-se de um fenômeno cultural que estamos vivendo atualmente. Ela impulsiona diversos avanços no processo, adotando ferramentas e recursos de alta tecnologia como IoT (Internet of Things ou Internet das coisas em português), Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data para elevar o ideal de automatização acima do que as organizações estão acostumadas.
Assim, as indústrias conseguem revolucionar a forma com que analisam e interagem com seus equipamentos e sistemas. Com isso, a tendência é que a automatização dos processos se acentue (como é o caso da indústria automobilística, por exemplo), otimizando a produtividade e aumentando a eficiência das execuções.
No fim, trata-se de colocar a tecnologia não como coadjuvante, mas como protagonista da empresa, seja no âmbito operacional como estratégico. E, por meio desse potencial, se destacar da concorrência, melhorando toda sua operação.
Como a Transformação Digital e a Indústria 4.0 impacta no Setor Elétrico?
Os movimentos chegaram para promover uma evolução de toda cadeia produtiva que envolve o setor elétrico, de empresas mais maduras no tema até às mais inexperientes. Por isso, adotar a digitalização é uma das principais tendências deste nicho a partir de agora. A principal prova está no valor. Segundo o World Economic Forum, a transformação digital tem o potencial de agregar US$ 1,3 trilhão em valor para o setor de eletricidade até 2025.
Esses números, porém, dependem do quão disposto está o setor em abraçar esses conceitos.
A adoção de recursos já populares, como plataformas de serviços (SaaS, para ser mais exato), Cloud Computing, dispositivos, sensores e medidores inteligentes e a análise avançada de dados podem ser um começo.
Por exemplo, com a adoção da IoT, o setor elétrico consegue integrar máquinas e sistemas através de redes sem fio, otimizando assim os seus processos internos.
A Indústria 4.0 também traz o conceito de alta conectividade, que atua por sensores instalados em máquinas, bem como ferramentas de medição. E no setor elétrico, esses recursos são essenciais para coletar e analisar um alto volume de dados, o chamado Big Data, a fim de gerar uma melhor eficiência de processos e até de operações energéticas.
Ainda em relação ao Big Data, ele possibilita uma visão muito além do processo e da mão de obra. Com ele, é possível identificar as reais necessidades dos clientes, priorizando a criação de produtos com foco em suas dores, aproximando-se do consumidor final.
Para finalizar, com a adoção dos novos recursos da Indústria 4.0, o setor elétrico também garante mais economia geral, além de uma maior eficiência energética, que diminui os níveis de emissão CO₂. Como consequência, há um menor impacto ambiental.
Em relação à transformação digital, algumas empresas do setor já lançaram aplicativos móveis que realizam notificações aos usuários e permitem o pagamento e gerenciamento de faturas. E é questão de tempo desses aplicativos chegarem a casas inteligentes e edifícios conectados, por exemplo.
O caminho para a evolução do setor elétrico no Brasil
Na realidade do nosso país, o caminho a ser percorrido é um pouco maior que nas nações mais avançadas. Porém, é perfeitamente possível.
Aqui, por exemplo, existe um apoio a projetos do tipo no setor elétrico. O edital de P&D da ANEEL dá a oportunidade para que empresas modernizem suas operações, apostando em tecnologia de ponta, inovadora e limpa.
Ao ultrapassar barreiras regulatórias e apostar no investimento em tecnologia, a tendência é que as empresas do setor se modernizem e se fortaleçam, fomentando a competição não apenas no Brasil, mais como verdadeiros players internacionais.
Que as mudanças virão e obrigarão as empresas a se adequarem, não há dúvidas. Agora, no entanto, é tempo de se antecipar e dar alguns passos à frente da concorrência, digitalizando seus processos internos e revolucionando seu próprio modelo de negócio. Tudo com base na tecnologia.
E então, entendeu o papel crucial da tecnologia, transformação digital e Indústria 4.0 no futuro do setor elétrico? Esperamos que sim! Deseja saber como a In Forma Software pode te ajudar com novas soluções? Entre em contato conosco.