O Programa P&D ANEEL é um dos impulsos protagonizados pelo governo e pelas empresas concessionárias, permissionárias ou autorizadas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica para que a inovação seja um dos pilares dessa indústria.
A iniciativa existe desde 2000 e ajuda o setor a se revitalizar, buscando constantemente por soluções modernas. O resultado é uma melhora de suas entregas, além de aumentar o valor agregado de toda cadeia produtiva de energia.
No artigo de hoje, exploraremos um pouco mais sobre o tema, explicando o que é e como o Programa P&D ANEEL pode impactar o mercado. Quer aprender mais? Continue a leitura!
O que é o P&D da ANEEL?
O Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) origina-se de uma lei (nº 9.991/2000). Nela, está determinado que as empresas autorizadas, permissionárias e concessionárias do setor de energia elétrica devem aplicar anualmente um percentual de seu ROL (Receita Operacional Líquida) em P&D.
Estes recursos são distribuídos entre vários tipos de projetos e estudos, como:
40% para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP);
40% para projetos de P&D, segundo regulamentos estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL);
20% ao Ministério de Minas e Energia (MME).
Neste último caso, o intuito do recolhimento é custear pesquisas na área de sistema energético e dos potenciais hidrelétricos, como expansão e inventário, por exemplo.
Já no que diz respeito ao P&D ANEEL, o objetivo é investir em projetos inovadores e originais, que se mostrem perfeitamente aplicáveis, relevantes e economicamente viáveis para o setor elétrico brasileiro.
Esses projetos podem impactar as empresas em qualquer etapa produtiva, de ponta a ponta. Dos processos internos a até mesmo ao uso final de energia.
Além de buscar investir em uma constante modernização do setor, o que a Aneel quer é um esforço nacional sólido no que diz respeito à área de P&D no setor elétrico. Afinal, a criação de novas soluções, máquinas, equipamentos e aplicativos conseguem aprimorar os processos nas empresas (tanto operacionais como gerenciais), melhorando consideravelmente a qualidade das entregas.
Além disso, as inovações proporcionam uma significativa redução de custos às concessionárias, permissionárias ou autorizadas de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica. Assim, elas se fortalecem na corrida contra a concorrência, ajudando o mercado todo.
O P&D ANEEL é uma forma de contribuir para melhorias em relação ao impacto ambiente do setor, assim como a segurança do fornecimento de energia elétrica. Dessa forma, o Programa ajuda as empresas a aprimorar seu próprio compliance.
Quais as áreas que as empresas podem investir os recursos do P&D ANEEL?
São alguns temas cabíveis de investimento em P&D. A lista completa você encontra abaixo:
● Fontes alternativas de geração de energia elétrica;
● Geração Termelétrica;
● Gestão de Bacias e Reservatórios;
● Meio Ambiente;
● Segurança;
● Eficiência Energética;
● Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica;
● Operação de Sistemas de Energia Elétrica;
● Supervisão, Controle e Proteção de Sistemas de Energia Elétrica;
● Qualidade e Confiabilidade dos Serviços de Energia Elétrica;
● Medição, faturamento e combate a perdas comerciais.
Quais as empresas que podem participar desse Programa de incentivo?
Vale lembrar que termelétricas e hidrelétricas são obrigadas a destinar 1% de sua receita operacional líquida para projetos P&D, enquanto usinas de geração renováveis ou de cogeração não têm essa obrigação.
Além disso, segundo texto da própria lei, são três esferas de empresas que podem fazer parte do P&D ANEEL:
1 – Empresas distribuidoras, transmissoras e geradoras de energia; as proponentes dos projetos;
2 – Institutos de P&D, instituições de ensino superior, empresas de consultoria, empresas de base tecnológica e empresas incubadas; executoras dos projetos;
3 – Indústrias ou outras instituições com interesse em aportar recursos para a execução do projeto; possíveis parceiras nos projetos.
Uma oportunidade para todo o setor prosperar
O P&D ANEEL representa uma chance das empresas evoluírem no cenário nacional e internacional, com auxílio (e, da mesma forma, auxiliando) as empresas locais. O desenvolvimento de novas soluções agrega valor a todo setor elétrico brasileiro e traz incontáveis benefícios aos participantes.
Segundo a própria ANEEL, só um 2018, uma das chamadas de um Projeto de P&D Estratégico (“Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente”) atraiu 38 propostas e cerca de R$ 616 milhões em investimentos.
A In Forma Software também atua em projetos com fomento do Programa P&D ANEEL. A vantagem da empresa é contar com a parceria de centros de pesquisa e Universidades.
Assim, ela pode articular e desenvolver sólidas redes de colaboração com empresas especialistas em vários ramos da tecnologia, unindo uma enorme e qualificada gama de conhecimentos para agregar a cada projeto.
Os esforços para pesquisa, desenvolvimento e inovação são voltados à criação de novos produtos e soluções que aprimorem os processos internos e gestão de empresas do setor elétrico.
Além disso, a In Forma também atua em projetos de capacitação de equipe e redução de riscos do desenvolvimento interno. Deseja saber mais sobre o assunto ou como a In Forma pode ajudá-lo? Conheça mais.