As empresas brasileiras de energia estão cada vez mais inovadoras para não ficarem às margens das grandes transformações que chacoalham a economia mundial, sob a égide da chamada “Indústria 4.0”. As companhias encontram-se em mudanças profundas nos seus papéis na cadeia de suprimentos, nas suas ofertas de produtos e serviços, nas suas relações com os demais agentes econômicos e em seus processos produtivos. As tecnologias da informação e da comunicação assumem destaques tão centrais nesta revolução econômica, que o termo transformação digital surgiu para denominar esse movimento de inovação organizacional e tecnológica. Essas novas possibilidades oferecidas por soluções inovadoras em TI garantem competitividade e sobrevivência para as empresas que se renovam e redesenham suas relações entre pessoas, equipes, departamentos, empresas, países e blocos.
Em particular, a atuação no setor elétrico no Brasil exige uma abordagem de Indústria 4.0. “Este é um momento propício para que as empresas invistam em inovação. Mais do que nunca, a tecnologia de informação tem um papel essencial na gestão de ativos físicos, atuando na comunicação entre os sistemas, setores, equipamentos, produtos e colaboradores e agregando eficiência, segurança e confiabilidade às organizações com instalações complexas que precisam atender a rigorosas normas regulatórias”, destaca Ismar Kaufman, CEO da In Forma. De acordo com o executivo, as companhias que estiverem engajadas com o propósito da transformação digital terão mais chances de se manterem competitivas no mercado.
Concentrar a gestão de ativos físicos em um sistema especializado proporciona diversos benefícios tanto para a alta gestão quanto para os níveis operacionais de empresas de energia. Concessionárias e prestadores de serviço do setor como a State Grid, Neoenergia, Equatorial, Cotesa, Copergás e Energisa investem no software da In Forma, o EquipMaint, para realizar a gestão de seus ativos físicos. “Nossa solução estrutura os dados para viabilizar análise diagnóstica, preditiva e prescritiva. Dessa forma, entregamos às organizações uma alternativa para uma verdadeira abordagem de indústria 4.0 na manutenção e operação com alinhamento estratégico organizacional, indicadores continuamente atualizados sem burocratizar a companhia, e otimização de recursos e redução de riscos regulatórios”, explica Ismar.
Aplicando inteligência artificial em suas soluções, a In Forma oferece ferramentas para antecipação de falhas, avaliação estatística de anomalias, priorização dinâmica de atividades e outras demandas de gestão de ativos críticos. “O EquipMaint é um sistema completo que preenche a lacuna entre a administração de tempo real e a gestão corporativa sustentada por um ERP. Ele é capaz de contribuir com melhorias nos indicadores regulatórios e gerenciais, na integração do fluxo de informações e possibilita a redução de indisponibilidades de serviço, diminuindo a incidência de penalidades. Tudo isso pode ser potencializado por nossa tecnologia de Inteligência Artificial”, pontua o CEO.
SOBRE A IN FORMA – Fundada em 1993, a In Forma integra o conceituado parque tecnológico Porto Digital, sediado no Recife, capital de Pernambuco, e atua em todo o Brasil e até no exterior. Tem como propósito oferecer soluções tecnológicas inovadoras e consistentes para a gestão de ativos físicos. Empenhada nesse objetivo, a In Forma se tornou especialista em tecnologia da informação para a gestão integrada de ativos em negócios que atendem à regulação setorial e a critérios rígidos de produtividade e segurança. Atende clientes de todos os portes em setores estratégicos como Energia, Óleo & Gás, Infraestrutura, Transporte e Serviços. As tecnologias desenvolvidas pela In Forma oferecem soluções para a rastreabilidade, confiabilidade, segurança e produtividade dos processos de gestão de ativos das organizações. A In Forma oferece serviços de desenvolvimento de sistemas, consultoria e em pesquisa e inovação. Um dos seus principais diferenciais é o alto nível de conhecimento de sua equipe. Além de experientes, os engenheiros e desenvolvedores da In Forma são altamente especializados e contribuem de forma decisiva para o reconhecimento da organização como referência no mercado de gestão integrada de ativos em todo o Brasil. Sempre preocupada em oferecer qualidade máxima em seus serviços, a In Forma mantém-se no padrão “CMMI Services Level 2″ e já obteve certificações diversas ao longo de seua trajetória, como MPS.BR e MPT.BR. Uma parcela significativa de seus colaboradores possui pós-graduação e certificações diversas, a exemplo de PMI, PSTQB e ScrumMaster.