Aumente a eficiência e reduza custos com o apoio de tecnologia na gestão de O&M
A gestão eficiente de processos de operação e manutenção é fundamental para o sucesso dos empreendimentos do setor elétrico, como usinas, linhas de transmissão e subestações. Nesse contexto, a implementação de um software de gestão de O&M tem demonstrado há bastante tempo trazer benefícios significativos para o dia a dia e na difusão do conhecimento entre os diversos profissionais responsáveis por manter os ativos. A seguir, exploraremos alguns dos impactos e benefícios que podem ser alcançados por meio desta implementação.
O primeiro ganho pode ser percebido com a centralização das informações, acesso rápido a dados relevantes, padronização de processos, registro de observações e lições aprendidas, e recursos de treinamento e capacitação, o conhecimento é compartilhado de forma consistente e acessível a todos os profissionais. Isso promove uma cultura de aprendizado contínuo e melhoria.
Isto reflete diretamente na melhoria da produtividade das equipes. Pois, aliado aos pontos citados anteriormente, o planejamento eficiente das atividades, a comunicação e colaboração aprimoradas, as equipes podem executar suas tarefas de forma mais eficiente, gerenciando a prioridade das ações e concluindo um maior volume de trabalho no mesmo período.
O ganho de produtividade permite que os profissionais tenham mais tempo para identificar e solucionar problemas de forma eficiente, comparar períodos de inatividade antes e depois da implementação e promover uma resposta mais rápida a falhas, resultando em uma redução significativa do tempo de inatividade e, consequentemente, influenciando na rentabilidade do empreendimento.
Inclusive, pode-se verificar uma melhoria significativa na confiabilidade e desempenho dos ativos. A capacidade de monitoramento em tempo real, detecção precoce de problemas e análise de dados operacionais contribuem para aumentar a disponibilidade dos equipamentos, reduzir a taxa de falhas e melhorar o tempo médio entre falhas (MTBF).
Por fim, temos a redução dos custos operacionais. O planejamento mais eficiente das atividades de manutenção, a identificação precoce de problemas e a manutenção preventiva contribuem para evitar custos de reparos mais onerosos. Além disso, a otimização dos recursos e a redução de tempos de parada não planejados contribuem para a redução geral dos custos operacionais.
Como pode ser observado, a implementação de um software de gestão de O&M no setor elétrico traz benefícios significativos para todos os profissionais envolvidos. A redução do tempo de inatividade, aumento da produtividade da equipe, redução de custos operacionais, melhoria da confiabilidade dos ativos e a difusão do conhecimento são alguns dos impactos positivos observados.